BEM-VINDO A ESTE ESPAÇO DEDICADO A PAIS E EDUCADORES

Aqui, neste espaço virtual você poderá encontrar informações que ajudem a modificar a sua relação e a sua intervenção no desenvolvimento de sua criança.


Conversando com a Luiza



Conversando sobre crianças amplia seu espaço e convida você a interagir com a psicóloga Maria Luiza Barbosa.

Faça perguntas e envie comentários.

Clique aqui!

As respostas serão postadas na Seção "Conversando com Amigos"

terça-feira, 30 de junho de 2009

LEMBRANÇA DAS NOITES JUNINAS...

Na época de Luis XIV, regimentos de cavalaria faziam evoluções para apanhar argolas a cavalo. Esse passatempo era conhecido como carrossel, que transformado pelo tempo veio parar nas festas juninas.
O jogo de argolas em um pino era concorrido entre crianças e adultos. Por trás do aspecto lúdico deste jogo tão simples, estão o controle do tônus, o equilíbrio, a estruturação espacial e a coordenação visomotora. Não precisa de quintal para brincar com argolas, portanto não há desculpas para continuar na frente da televisão. Vamos jogar?

quarta-feira, 24 de junho de 2009

terça-feira, 23 de junho de 2009

RESGATANDO AS BRINCADEIRAS DE CRIANÇA

Você lembra da Batalha Naval?

Esse jogo foi muito praticado, por não requerer um material especial. Bastava uma folha de papel quadriculada e um lápis. Até nos empórios era possível comprar blocos de Batalha Naval. Cada jogador distribuía, nas folhas, os barcos: submarinos, contratorpedeiros, cruzadores e o couraçado. Aquele que conseguisse afundar primeiro a esquadra do adversário ganhava o jogo.
Esta brincadeira enriquecia o desenvolvimento neuromotor das crianças, estimulando a estruturação espaço-temporal, o planejamento e o estabelecimento de metas, assim como o controle da frustração, no caso de ver afundado todos os seus navios.

DAR LIMITES É...

-Ensinar que os direitos são iguais para todos.

-Ensinar que existem OUTRAS pessoas no mundo.


-Fazer a criança compreender que seus direitos acabam onde começam os direitos dos outros.


-Dizer "sim" sempre que possível e "não" sempre que necessário.


-Só dizer "não" aos filhos quando houver uma razão concreta.


-Mostrar que muitas coisas podem ser feitas e outras não podem ser feitas.


-Fazer a criança ver o mundo com uma conotação social (con-viver) e não apenas psicológica (o meu desejo e o meu prazer são as única coisas que contam).


-Ensinar a tolerar pequenas frustrações no presente para que, no futuro, os problemas da vida possam ser superados com equilíbrio e maturidade (a criança que hoje aprendeu a esperar sua vez de ser servida à mesa amanhã não considerará um insulto pessoal esperar a vez na fila do cinema ou aguardar três ou quatro dias até que o chefe dê um parecer sobre sua promoção).


-Desenvolver a capacidade de adiar satisfação (se não conseguir emprego hoje, continuará a lutar sem desistir ou, caso não tenha desenvolvido esta habilidade, agirá de forma insensata ou desequilibrada, partindo, por exemplo, para a marginalidade, o alcoolismo ou a depressão).


-Evitar que seu filho cresça achando que todos no mundo têm de satisfazer seus mínimos desejos e, se tal não ocorrer (o que é mais provável), não conseguir lidar bem com a menor contrariedade, tornando-se, aí sim, frustrado, amargo ou, pior, desequilibrado emocionalmente.


-Saber discernir entre o que é uma necessidade dos filhos e o que é apenas desejo.


-Compreender que direito à privacidade não significa falta de cuidado, descaso, falta de acompanhamento e supervisão às atividades e atitudes dos filhos, dentro e fora de casa.


-Ensinar que a cada direito corresponde um dever e, principalmente:Dar exemplo! Quem quer ter filhos que respeitem a lei e os homens tem de viver seu dia-a-dia dentro desses mesmos princípios, ainda que a sociedade tenha poucos indivíduos que agem dessa forma.


DAR LIMITES NÃO É...

-Bater nos filhos para que eles se comportem.


-Quando se fala em limites, muitas pessoas pensam que significa aprovação para dar palmadinhas, bater ou até espancar.


-Fazer só o que vocês, pai ou mãe, querem ou estão com vontade fazer.


-Ser autoritário, dar ordens sem explicar o porquê, agir de acordo apenas com seu próprio interesse, da forma que lhe aprouver, mesmo que a cada dia sua vontade seja inteiramente oposta à do outro dia, por exemplo.-Deixar de explicar o porquê das coisas, apenas impondo a "lei do mais forte.


-Gritar com as crianças para ser atendido.


-Deixar de atender às necessidades reais (fome, sede, segurança, afeto, interesse) dos filhos, porque você hoje está cansado.


-Provocar traumas emocionais, humilhações e desrespeito à criança.


-Toda criança tem capacidade de compreender um "não" sem ficar com problemas, desde que, evidentemente, este "não" tenha razão de ser e não seja acompanhado de agressões físicas ou morais.


-O que provoca traumas e problemas emocionais é, em primeiro lugar, a falta de amor e carinho, seguida de injustiça, violência física.


-Bater nos filhos é uma forma comum de violência física, que, em geral, começa com a palmadinha leve no bumbum.

TANIA ZAGURY (PEDAGOGA)

NEM SEMPRE O PROBLEMA É FALTA DE LIMITE...


Lucia aguardava na sala de espera com um saquinho de bolacha de água e sal e tinha migalhas da bolacha em sua roupa e nos cantos da boca e parecia não se incomodar com isso. Quando a chamei para entrar na sala de avaliação comigo, embolou o saco de bolachas como se estivesse vazio, parecia fazer este movimento sem consciência dele, como se a sua mão funcionasse dissociada do resto de seu corpo. Deixou o saco em cima da cadeira e me acompanhou. Durante o curto percurso Lucia falou que não havia gostado do horário proposto, que não queria ir mais ao reforço escolar, que alguns coleguinhas a irritavam e que gostava de assistir novela, todos estes temas em trinta segundos. Apesar de aparentemente desejarm copo de água. uma intervenção minha em seus relatos, Lucia emendava uma coisa na outra sem me dar a oportunidade de falar. Já dentro da sala retomei alguns temas com ela, que não haviam ficado claros, já que ela não os apresentou ordenadamente, mas Lucia já não estava mais interessada em conversar sobre estes assuntos.
Mostrei-lhe uma caixa com brinquedos e Lucia começou a tira-los da caixa e espalhá-los pelo chão, sem brincar com nenhum deles levantou-se e pediu para desenhar. Na folha traços, erros, reinicio, erros, vira a folha do outro lado, pois deste lado está muito marcado e finalmente desistência. O desenho não ficou bom. Observando o movimento de Lucia, parecia que primeiro ela fazia o traço e depois pensava o que poderia ser, sem planejamento não conseguiu um resultado que lhe agradasse.

Resolvemos jogar uno. Lucia não conseguia esperar a sua vez, se mexia na cadeira, levantava, sentava, cruzava as pernas, deixava cair as cartas de sua mão e em alguns momentos parecia desconhecer as regras do jogo que eram conhecidas até a jogada anterior. Reclamava do jogo e dizia que não era justo eu acertar as jogadas.
Na ocasião esta criança tinha 7 anos e 3 meses e estava tendo muitas dificuldades no processo de alfabetização, em casa era uma criança agitada, falava gritando e tinha acessos de raiva quando contrariada, mas estes comportamentos não chamavam tanto a atenção da família, já que seus irmão se comportavam da mesma maneira. Os pais avaliavam tais condutas como crianças “extremamente mimadas”. Em entrevista na escola, a professora relatou que Lucia levantava-se da cadeira em situações que se espera que permaneça sentada, não conseguia desenvolver suas atividades em silêncio, não conseguia aguardar sua vez durante dinâmicas de grupo, interrompia a professora durante explicações para falar de outro assunto, seu material em cima da mesa ficava desorganizado, deixava cair lápis, estojo, caderno e não conseguia fazer uma tarefa até sua finalização, obviamente não conseguia manter a atenção em atividades, inclusive em atividades lúdicas. Finalmente após uma profunda investigação, o resultado foi de que Lucia era portadora de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, diagnóstico de 5% a 13% das crianças em idade escolar, estimativa indicada pelo DSM-IV. Muitos estudos vem sendo feitos sobre a etiologia do TDAH, e o que se tem hoje é o conhecimento de fatores genéticos e ambientais. O problema está localizado no mal funcionamento das funções executivas responsáveis por atividades altamente sofisticadas, que capacitam o indivíduo ao desempenho de ações voluntárias, auto-organizadas e orientadas para metas específicas. São os processos responsáveis por focalizar, direcionar, regular, gerenciar e integrar funções cognitivas, emoções e comportamentos visando a realização de tarefas simples como tomar iniciativa, estabelecer prioridades ou organizar-se para um trabalho.
O diagnóstico do TDAH é fundamentalmente clínico, é de extrema importância uma profunda investigação do histórico da criança, da sua gestação até os dias atuais. Avaliações complementares são necessárias como das capacidades auditivas e visuais, avaliação neurológica e neuropsicológica, assim como avaliação psicopedagógica e pedagógica.
As informações da escola são importantes para o diagnóstico. Tendo sido confirmado, os professores devem ser orientados, pois uma intervenção adequada pode minimizar os sintomas do transtorno, principalmente em relação ao comportamento da criança.
Neste caso, a criança foi medicada pelo neurologista, encaminhada para terapia psicopedagógica. Seus pais e a escola receberam orientação quanto o manejo das dificuldades de Lucia.
Em função das dificuldades apresentadas pela criança em sala de aula as sugestões para a professora foram: manter uma rotina constante e previsível evitando improvisações, aulas expositivas com ilustrações com o objetivo de capturar sua atenção, a professora deve agir como uma “organizadora auxiliar”, embora o estudante deva ter responsabilidade por sua organização pessoal, a professora deve saber que há algumas limitações inerentes às crianças com TDAH, usar vários critérios de avaliação que considerem seu progresso individual em vez de compará-la à média da turma. Uma das metas das orientações para sala de aula é de ajudar Lucia a se ajustar às suas dificuldades e se sentir confortável em ser um pouco diferente, promovendo pequenas modificações em seu estilo de vida.