BEM-VINDO A ESTE ESPAÇO DEDICADO A PAIS E EDUCADORES

Aqui, neste espaço virtual você poderá encontrar informações que ajudem a modificar a sua relação e a sua intervenção no desenvolvimento de sua criança.


Conversando com a Luiza



Conversando sobre crianças amplia seu espaço e convida você a interagir com a psicóloga Maria Luiza Barbosa.

Faça perguntas e envie comentários.

Clique aqui!

As respostas serão postadas na Seção "Conversando com Amigos"

quinta-feira, 2 de julho de 2009

PARA AS FÉRIAS...

Passear no shopping e comer na praça de alimentação não deveria ser a programação constante de pais e filhos, perguntem-se o que isto acrescenta na vida de uma criança ? A única possibilidade que vejo é a de estimular o desejo e treinar para o consumo, além é claro, de acreditar que toda comida tem o mesmo sabor !
Pode-se promover diversão com pouco espaço e ainda estimular o desenvolvimento psicoafetivo e psicomotor das crianças.
O trabalho com argila, massinha ou até a confecção de papel machê estimula a capacidade de observação, pois as crianças necessitam de modelos para criarem novos modelos. A flexibilidade diante das possibilidades e das dificuldades da utilização do material, desenvolve habilidade para achar novas saídas diante de situação-problema. Também ajuda a desenvolver habilidades motoras como coordenação motora fina, coordenação visomotora, controle do tônus muscular, assim como habilidades para planejar e antecipar conseqüências.
Para quem quiser inovar, segue a receita para a confecção do papel machê: um rolo de papel higiênico, 10 a 15 colheres de sopa cheias de cola branca, 4 colheres de vinagre, 3 colheres de sopa de talco. Pique em pedaços pequenos, o rolo de papel higiênico e deixe de molho em um balde com água e vinagre, de um dia para o outro. Escorra a água e fique com a massa de papel, que deve ser bem espremida. Faça uma farofa da massa (pode usar processador) e acrescente a cola e o talco até adquirir consistência.
A massa pode ser utilizada para fazer pequenos brinquedos, caixinhas e pode ser usada em cima de papéis para produzir cartões.

Um comentário:

  1. Maria Luiza o SESI tem A Mostra de Teatro Infantil, que traz peças renomadas de excelente qualidade e gratuitas. Na próxima semana 11 e 12 de julho será a vez da peça Oras Bolas que conta a história de 2 crianças o quadradinho e a trinangulinho, um musical emocionante. Vale a pena conferir com os pequenos.
    Beijos
    Ana Paula

    ResponderExcluir