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quinta-feira, 6 de maio de 2010

HABILIDADES SOCIAIS EM SEIS CONVERSAS


Habilidades Sociais Educativas

Saber brincar é outra habilidade social. Quando a criança brinca, ela revela como está sua imaginação e criatividade, sua organização cognitiva, sua noção de realidade, o campo de atenção, sua capacidade de resolução de problemas, e habilidades de contato.
É através do modo como brinca que se pode observar a expressão de seus sentimentos e de seus conflitos.
Portanto, é durante a brincadeira infantil que se ensina comportamentos adequados para a uma boa interação social, como empatia e estratégias para resolução de problemas.
A criança brincando, tem a oportunidade de entender regras e aprende a respeitá-las, aprende a lidar com suas próprias frustrações quando perde uma partida num jogo. Mas para que todas estas experiências se tornem aprendizado, ela necessita da intermediação de um adulto para ensinar regras sociais e mostrar o que se espera dela.
Em entrevista à Folha Online, para a repórter Talita Bedinelli, pedagogos contam que começaram a organizar a brincadeira das crianças no recreio, eles oferecem espaços onde professores ensinam a brincar, por exemplo, com jogos de tabuleiro. Segundo a reportagem, a iniciativa das escolas é um contra-ataque ao vício de computador, e na minha opinião é uma forma de desenvolver habilidades educativas, que acabam diminuindo brigas e comportamentos hiperativos, já que as crianças não sabem o que fazer com seu tempo “não-dirigido” no recreio.






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