BEM-VINDO A ESTE ESPAÇO DEDICADO A PAIS E EDUCADORES

Aqui, neste espaço virtual você poderá encontrar informações que ajudem a modificar a sua relação e a sua intervenção no desenvolvimento de sua criança.


Conversando com a Luiza



Conversando sobre crianças amplia seu espaço e convida você a interagir com a psicóloga Maria Luiza Barbosa.

Faça perguntas e envie comentários.

Clique aqui!

As respostas serão postadas na Seção "Conversando com Amigos"

quinta-feira, 29 de abril de 2010

HABILIDADES SOCIAIS EM SEIS CONVERSAS


HABILIDADES SOCIAIS DE EMPATIA

As habilidades sociais empáticas exigem auto-controle do comportamento e capacidade de perceber a situação emocional do outro através de pistas, principalmente não-verbais (gestos, forma de olhar), com o objetivo de facilitar o compartilhamento da situação vivenciada. Sem essa capacidade, é quase impossível desenvolver um relacionamento entre duas pessoas.
Conseguindo se colocar no lugar do outro (empatia), somos capazes de dimensionar as dificuldades, as limitações, o sofrimento da outra pessoa, o que nos torna mais humanos e disponíveis para ajudar.
Um déficit de empatia supõe um comportamento agressivo.
Os pais procuram direcionar o comportamento dos filhos com base nos princípios morais da sociedade e de sua subcultura familiar, podendo reduzir ou estimular comportamentos socialmente inadequados.
Por outro lado negligência e violência doméstica também favorecem os déficits empáticos.
A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, é a percepção daquilo que as pessoas estão sentindo, é a habilidade de ouvir com atenção o que o outro está comunicando através de palavras, gestos ou atos, e respeitar as diferenças (formas de pensar, religiões, raças...).
Estudos revelam que a empatia tem bases fisiológicas, é uma função relacionada aos lobos frontais, desenvolvida através de percepção social.
Esta aprendizagem começa com o direcionamento do olhar para o rosto das outras pessoas, e deles conseguir extrair informações não-verbais que permitam discernir se o outro está triste ou com raiva, e assim adequar seu comportamento social.
Um déficit do julgamento social tornará as relações interpessoais confusas e conflitantes.









Nenhum comentário:

Postar um comentário