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quinta-feira, 1 de abril de 2010

FRUSTRAÇÃO INFANTIL


É comum ver e ouvir histórias de crianças que demonstram baixa tolerância à frustração e pais que não suportam o sentimento de culpa por frustrá-las. Portanto podemos concluir que uma das causas dos comportamentos “rebeldes” e “indisciplinados” das crianças é a inconstância na definição dos limites.
A frustração é importante para o desenvolvimento da criança, habilitando-a para a adaptação ao meio em que ela vive. Além disso, estimula a criatividade na busca de alternativas, com o objetivo de solucionar o problema ou minimizar consequências.
Crianças intolerantes à frustração são autoritárias, implicantes, irritáveis, inconvenientes e muito, muito chatas!
Querer proteger a criança de qualquer perda, tristeza, decepções...é uma ilusão e quando ela entra em contato com algum desses sentimentos sem ter experiências anteriores, não sabe suportar e lida de modo exagerado com a situação.
A disciplina deverá estar em todas as etapas do desenvolvimento infantil, mas de acordo com as etapas evolutivas, por exemplo, não se deve estimular a criança a fazer suas necessidades no vaso sanitário com seis meses de idade, pois ela não está madura para o controle dos esfíncteres.
Crianças precisam saber até onde podem ir e é por meio de limites e frustrações que elas aprendem que existem regras, que deve fazer sacrifícios e adiar a satisfação de suas necessidades.
Devemos sempre ter em mente que a criança observa e imita nossas ações, portanto os ensinamentos devem ser coerentes entre o que “pregamos” e o que fazemos.
Refletir sempre que a disciplina não tiver o resultado esperado, pois muitas vezes insistimos em estratégias padronizadas. Ir para o quarto “pensar” depois de ter mentido será que funciona para crianças hiperativas? E ficar sem assistir TV durante três dias ensina a criança a fazer suas lições de casa todos os dias?
Não existe receita quando falamos da dinâmica humana, mas existem algumas referências que servem de base para ajudar com a educação das crianças:
• Educar exige sacrifício como paciência, firmeza e principalmente perseverança: não se ensina em “duas aulas”, ensinar é um processo, portanto muitas vezes precisamos fazer uma revisão, e para passar para a segundo etapa, a criança precisa ter aprendido a primeira etapa.
• Parceria entre os pais dá consistência à educação.
• Manter hábitos traz segurança à criança.

Como se diz: criança não vem com manual, então cabe aos pais definir a maneira mais adequada de educá-la.







5 comentários:

  1. Olá, Maria Luiza!
    Gostaria de saber um pouco mais sobre a frustração infantil. Tenho visto muitos professores falarem que devemos ouvir as crianças, respeitar os seus desejos etc... e fico me perguntando qual seria o papel da frustração infantil. Se voce puder convesar um pouquinho mais sobre isso, eu agradeço.
    Abraços,

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  2. Olá Maria Luiza,gostaria de saber como faço para ponderar as atitudes do meu filho de 9 anos que tende a se irritar e ficar nervoso quando perde uma partida de futebol ou qualquer outro jogo.Ele não sabe perder e não porque não ensino e converso...por favor me de um HELP..SERIA O CASO DE LEVA-LO AO PSICÓLOGO???

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  3. Minha filha de 5anos, não aceita perder em jogos e toda vez que não consegue fazer a lição de casa ou não consegue o que deseja, se poem a chorar. Ela fica o tempo todo choramingando. Conversamos muito com ela que quando não conseguimos, temos que perseverar até que venha apreender(no caso de liçao de casa) e quando faz "birras" reforçamos que isto não é certo, não adianta insistir, tudo existe regras e são para serem seguidas. Será que isso esta sendo contraditório na cabeçinha dela? Por favor me dê um orientação.

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  4. Olá gostaria de receber dicas sobre como lidar com as crianças que não aceitam "não".

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  5. Olá Maria Luiza!
    Meu filho tem 2 anos e 5 meses, e começou ir agora para a escolinha, porém no período q fica em casa esta muuito manhoso, chorão e irritado dizendo q quer bater no pai, na mãe, na avó, no primo etc... não chega a bater mas chora mto, e não tem hora sendo principalmente a noite, converso mto com ele, e só para a hora q digo q ele não vai naquele momento para a escola, e na escola ele fica bem já esta interagindo com as crianças não sei como lidar com isso, por favor me ajude... Obrigada

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