BEM-VINDO A ESTE ESPAÇO DEDICADO A PAIS E EDUCADORES

Aqui, neste espaço virtual você poderá encontrar informações que ajudem a modificar a sua relação e a sua intervenção no desenvolvimento de sua criança.


Conversando com a Luiza



Conversando sobre crianças amplia seu espaço e convida você a interagir com a psicóloga Maria Luiza Barbosa.

Faça perguntas e envie comentários.

Clique aqui!

As respostas serão postadas na Seção "Conversando com Amigos"

quinta-feira, 25 de março de 2010

A PALAVRA SECRETA



Minhas crianças adoram o jogo Palavra Secreta, da Grow, mesmo aquelas, que tem dificuldade na leitura e escrita adoram o desafio de descobrir a palavra.
São cartas que apresentam uma fórmula para a criança desvendar, por exemplo:
garfo – fo + girafa – gi o resultado é garrafa.
A idéia proposta pelo jogo pode ser aproveitada como referência e permite que pais, educadores e as próprias crianças joguem usando apenas lápis, papel e criatividade, inventando suas próprias fórmulas.
Esta brincadeira é uma atividade mental bastante eficiente na educação e na reeducação de crianças, assim como na reabilitação de doenças degenerativas.
Achar a palavra resultado da fórmula apresentada requer atenção; exige memória, que depende do bom funcionamento da atenção para armazenar informações e utilizá-las quando evocadas; linguagem, pois exigirá conhecimento de ortografia e funções executivas fazendo funcionar o raciocínio lógico.
O jogo também tem uma função social onde a criança encontra motivos para participar de maneira dinâmica, construindo seu aprendizado.
É importante ter consciência de que a atividade lúdica também resultará no crescimento intelectual das crianças, por isso é necessário incentivar a brincadeira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário