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quinta-feira, 11 de março de 2010

PARTICIPANDO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO


A criança começa a se interessar pelas letras e pela composição das palavras bem antes de ir para a escola. Os pais devem estar atentos e proporcionar atividades que estimulem a reflexão sobre o sistema alfabético, pois como afirmam as educadoras Ana Teberosky e Teresa Colomer, o desenvolvimento do aluno se dá “por reconstruções de conhecimentos anteriores, que dão lugar a novos saberes”.
Gostaria de dar algumas sugestões para os pais, não apenas de crianças em processo de alfabetização na escola, como para aqueles, que tem filhos com menos de sete anos de idade.
Para começar, ler para a criança é imprescindível, assim como permitir que ela manuseie livros, já que a aprendizagem nos primeiros anos de vida é sensório-motora. Inicialmente, use livros ilustrados, com pouco texto, aponte para as figuras e explore bem o vocabulário: diga o nome, a cor, o tamanho, conte a história, e numa outra leitura mude a história. Acrescente personagens e situações, encoraje a criança a fazer perguntas e a falar sobre a história que acabou de ouvir, proponha que ela crie novas situações ou que adivinhe o que pode acontecer com os personagens. Associe as coisas do livro com o seu dia-a-dia e provoque curiosidade dizendo: vamos descobrir o que isto significa? Existem dicionários infantis ilustrados com personagens do mundo da criança, com definições claras e objetivas, como o Aurelinho. Além disso, deixe sempre à disposição lápis preto e colorido, giz de cera e papel.
Quando for passear, inclua no programa uma livraria, algumas permitem que a criança folheie os livros, mostre para ela a variedade de assuntos, se puder compre um livro, e principalmente, leia você mesmo, para que sirva de exemplo.
A alfabetização não se restringe apenas ao ato de ler e escrever como uma habilidade mecânica. Alfabetização envolve a capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento, elementos de inclusão social.
Crianças amplamente alfabetizadas demonstram maior habilidade de adaptação à realidade.

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