BEM-VINDO A ESTE ESPAÇO DEDICADO A PAIS E EDUCADORES

Aqui, neste espaço virtual você poderá encontrar informações que ajudem a modificar a sua relação e a sua intervenção no desenvolvimento de sua criança.


Conversando com a Luiza



Conversando sobre crianças amplia seu espaço e convida você a interagir com a psicóloga Maria Luiza Barbosa.

Faça perguntas e envie comentários.

Clique aqui!

As respostas serão postadas na Seção "Conversando com Amigos"

quinta-feira, 4 de março de 2010

OFICINA DE CULINÁRIA


A cozinha pode ser uma grande “sala de aula” para a aprendizagem informal da matemática, pois a criança trabalha com o conceito de números, medida, quantidade e causalidade.
Um exemplo para ilustrar a aprendizagem numa oficina de culinária, é o preparo de um bolo, que não necessita de forno.
Numa folha de papel pardo fixada na parede, as crianças puderam ler a receita. Alguns ingredientes, como nozes pecan, elas desconheciam, então antes que começassem a executar a receita, elas experimentaram todos os ingredientes, mesmo os que já conheciam: os damascos, as nozes, o biscoito maisena, e os pedaços de chocolate.
Depois da degustação, as crianças fizeram uma breve investigação em livros de culinária e na internet, sobre a origem de tais ingredientes, assim esta etapa da oficina se transformou numa “sala de aula” de estudos sociais e de ciências.
Mas a hora mais esperada pelas crianças era a de colocar a mão na massa. Elas seguiram a receita à risca, pesaram e mediram, misturaram e amassaram, colocaram na forma e finalmente cortaram o bolo e se deliciaram com o resultado do trabalho.
Elas não foram embora sem antes copiar a receita e dizer que iriam fazer em casa para sua família.
As oficinas promovem muitas experiências e possibilitam descobertas, elementos fundamentais no processo de aquisição do conhecimento. As crianças são estimuladas a refletir sobre as atitudes que contribuem para o sucesso do resultado, e descobrem que planejamento e preparação são fundamentais para o bom desempenho, e com isto alcançar êxito.
As atividades culinárias promovem também coordenação motora, ao manipular ingredientes e utensílios, e as percepções gustativa, olfativa, visual e tátil.
Como podem ver com os dois exemplos de oficinas, a de confecção de brinquedos e esta de culinária, a aprendizagem é a forma como as crianças adquirem conhecimentos, desenvolvem competências e modificam o comportamento, em função das suas descobertas.
Este processo é facilitado nas oficinas, pelo interesse das crianças pelas atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário