BEM-VINDO A ESTE ESPAÇO DEDICADO A PAIS E EDUCADORES

Aqui, neste espaço virtual você poderá encontrar informações que ajudem a modificar a sua relação e a sua intervenção no desenvolvimento de sua criança.


Conversando com a Luiza



Conversando sobre crianças amplia seu espaço e convida você a interagir com a psicóloga Maria Luiza Barbosa.

Faça perguntas e envie comentários.

Clique aqui!

As respostas serão postadas na Seção "Conversando com Amigos"

quinta-feira, 15 de abril de 2010

HABILIDADES SOCIAIS EM SEIS CONVERSAS


Habilidades Sociais de Civilidade

Um dos itens da Declaração Universal dos Direitos Humanos é “Toda pessoa tem direito à educação, que garanta o pleno desenvolvimento da personalidade humana”.
Pois bem, a habilidade social de civilidade não é apenas um “lance” de etiqueta, agir civilizadamente é seguir um conjunto de regras básicas, que possibilitem uma boa interação social.
As “boas maneiras” são comportamentos facilitadores de um determinado contexto cultural, que promovem a inclusão de crianças e adolescentes em determinados grupos.
Cumprimentar as pessoas, fazer solicitações usando “por favor”, agradecer, despedir-se, ceder o lugar para outra pessoa, fazer e saber receber elogios, esperar a vez são atitudes reveladoras sobre o ajustamento psicossocial do indivíduo.
O empobrecimento do repertório social de civilidade pode ser expresso por indisciplina, agressividade e outras atitudes anti-sociais, geradas como forma de enfrentamento às regras e normas sociais.
Esta situação contribui para o desenvolvimento de problemas psicológicos, que podem ir das dificuldades de socialização à delinquência juvenil.
É importante ter em mente que os códigos de comportamento orientam para a vida cotidiana e as relações com as pessoas, ensinando a ciência do “saber viver”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário