BEM-VINDO A ESTE ESPAÇO DEDICADO A PAIS E EDUCADORES

Aqui, neste espaço virtual você poderá encontrar informações que ajudem a modificar a sua relação e a sua intervenção no desenvolvimento de sua criança.


Conversando com a Luiza



Conversando sobre crianças amplia seu espaço e convida você a interagir com a psicóloga Maria Luiza Barbosa.

Faça perguntas e envie comentários.

Clique aqui!

As respostas serão postadas na Seção "Conversando com Amigos"

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

OFICINAS DE ARTE-EDUCAÇÃO


As notícias apontam para uma tendência a promessas de altos investimentos em educação, como um dos temas de campanha dos candidatos ao “poder”, nas eleições 2010. Segundo Fernando Haddad, atual Ministro de Educação, em entrevista à rádio Bandeirantes, a educação foi arruinada durante o século XX. Afirmou que no atual governo, os investimentos financeiros tem sido generosos, da educação de base à universitária.
O Senhor Ministro parece ser mais um dirigente preocupado com números, pois o que vemos no dia a dia das instituições de ensino é um resultado final de pouca consistência. Ter um diploma não quer dizer necessariamente que o individuo esteja alfabetizado ou apto para exercer um ofício.
Em nome do desenvolvimento, da modernização, da tecnologia...temos visto estruturas educacionais necessárias, que servem de alicerce a construção do conhecimento, sendo erradicadas das diretrizes da educação.
Para suprir estas faltas surgem investimentos profissionais na área de aprendizagem informal. Psicólogos, pedagogos, profissionais de artes entre outros abrem espaços para oficinas que tem como base a atividade lúdica direcionada, seguindo uma linha de aprendizagem para o alcance de objetivos pré-estabelecidos.
Estes profissionais sabem que não há como desvincular do processo de aprendizagem da criança a dimensão lúdica, com a qual se estimula o processo de construção de conhecimento.
Além da aprendizagem, as oficinas contribuem na formação de futuros cidadãos conscientes, pois o trabalho informal dirigido, em pequenos grupos, apresenta propostas de atividades solidárias e cooperativas, valorizando o respeito às regras estabelecidas.
No próximo encontro falarei sobre algumas oficinas de arte-educação, que funcionam como uma alternativa de investimento na formação da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário