BEM-VINDO A ESTE ESPAÇO DEDICADO A PAIS E EDUCADORES

Aqui, neste espaço virtual você poderá encontrar informações que ajudem a modificar a sua relação e a sua intervenção no desenvolvimento de sua criança.


Conversando com a Luiza



Conversando sobre crianças amplia seu espaço e convida você a interagir com a psicóloga Maria Luiza Barbosa.

Faça perguntas e envie comentários.

Clique aqui!

As respostas serão postadas na Seção "Conversando com Amigos"

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

ROTINA PRODUTIVA


O ano de 2010 está começando a tomar forma, e o que possibilita esta sensação é a retomada da rotina.
A rotina nem sempre é encarada como uma coisa boa, as pessoas normalmente a classificam como um aprisonamento, mas é justamente a rotina que nos permite compreender e controlar o nosso dia-a-dia. A idéia de controle ameniza a nossa ansiedade e nos permite prever o futuro próximo e adequar nosso comportamento.
É esta previsão do futuro que dá confiança à criança para saber que quando acaba a escola, a mãe estará na porta para levá-la para casa. Mas é bom saber que existem rotinas que devem ser mantidas, e outras que podem ser modificadas, porque este é um movimento constante na vida de todos.
As férias são importantes para as crianças, não apenas porque viajam, passeiam mais, mas porque a rotina é quebrada, e elas podem vivenciar outras formas de organizar seu dia.
As aulas recomeçaram e é hora de retomar a rotina:
·Dormir: ter hora certa para dormir diminui as resistências da criança, de ir para a cama.
·Estudar: não existe uma regra sobre se é melhor estudar e depois brincar ou brincar e depois estudar, o importante é dividir o tempo entre as atividades, e que a dinâmica escolhida seja constante no dia-a-dia da criança.
·Brincar: a atividade lúdica estimula o processo de construção do conhecimento, e deve fazer parte da rotina da criança.
.Tempo com a família: conversar, fazer carinho, ajudar na cozinha, cuidar do cachorro...devem fazer parte da rotina da criança para que crie intimidade com os membros da família.
As rotinas ensinam a criança a interiorizar o tempo, as horas, e o que é esperado que aconteça a cada etapa do dia. Além de transmitirem segurança, é a base da aprendizagem das regras e dos limites.
Como podem ver a rotina é uma aliada para o bom desenvolvimento da criança, assim ela deve ter hora para dormir e acordar, pois o processo de aprendizagem é facilitado pela atenção da criança bem disposta. É necessário palnejamento para que as refeições não sejam comprometidas, crianças que acordam perto da hora do almoço ficam mais irritadiças e menos dispostas a esforço mental.
Cada família deve estabelecer a sua rotina, considerando as necessidades da criança, e os benefícios que ela promoverá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário