BEM-VINDO A ESTE ESPAÇO DEDICADO A PAIS E EDUCADORES

Aqui, neste espaço virtual você poderá encontrar informações que ajudem a modificar a sua relação e a sua intervenção no desenvolvimento de sua criança.


Conversando com a Luiza



Conversando sobre crianças amplia seu espaço e convida você a interagir com a psicóloga Maria Luiza Barbosa.

Faça perguntas e envie comentários.

Clique aqui!

As respostas serão postadas na Seção "Conversando com Amigos"

quinta-feira, 17 de junho de 2010

A SIMBOLOGIA DAS CORES NO DESENHO INFANTIL


As crianças gostam de colorir seus desenhos, pois é divertido dar vida aos traços que tentam reproduzir, baseados na realidade que observam a sua volta.
Não se pode fazer interpretações isoladas sobre as cores utilizadas, colocando de lado o traçado, a dimensão do desenho, a orientação espacial e outros elementos, mas pode-se notar que existem crianças que usam apenas uma determinada cor ou fazem uso excessivo de cores.
O uso de muitas cores é normal quando se trata de crianças menores, e diz respeito a uma escolha emocional da cor, já crianças com mais de cinco anos procuram se adaptar às convenções, e se aproximar da realidade: tronco marrom, copa verde, telhado vermelho...
A escolha de uma cor para o desenho todo, normalmente corresponde a crianças com maior dificuldade para estabelecer relações interpessoais.
O preto na nossa cultura tem uma relação direta com morte, luto, coisas nefastas e assustam os pais e educadores, quando uma criança apresenta um desenho com esta cor.
Deve-se levar em consideração que esta cor é utilizada para representar uma série de coisas, como fumaça, cabelos, sapatos, mas o uso indiscriminado do preto pode sugerir tristeza, ansiedade ou até repressão das emoções.
A simbologia das cores varia nas diversas situações vivenciadas pela criança, mas quanto mais bizarro for a utilização de uma cor, maior a probabilidade de conflitos emocionais.

2 comentários:

  1. Olá!!Eu tenho um aluno de 3 anos que escolhe somente a cor preta e eu tento trocar e ele não aceita e quando não dou pra ele fica nervoso.
    Gostaria de saber o que isso significa.
    Muito obrigada!
    Cordialmente
    Érica Gonzalez

    ResponderExcluir
  2. ola querida achei seu blog e estou amando, gostaria de saber se tem como me ajudar com duvida, tenho um aluno de 3 anos que nao tem coordenação motora nenhuma nem pra andar nem cobrir, nem pegar no lapis, visto que este é o segundo ano dele de escola. Nao tem atenção em nada que falamos com ele e age sempre com muita violencia com os demais. Ele se desprende do mundo atual na hora da atividade que as vezes chega a ficar 5 minutos sem ouvir a gente fala com ele. É totalmente viajante no tempo na hora da atividade e alguns momentos ludicos. Muito agitado, grita muito, muito cheio de vontades, porem recentemente perdeu o api e ja chamamos a mae varias vezes para conversar ela sempre alega que o filho nao tem nada. e diz que pór causa da perda do pai. Coloquei ele um dia para realizar aas tarefas com a diretora da escola por incrivel que pareça ate ela ficou assustada com ele nao consegue fixar os olhares em nada. Na hora da pintura só quer usar o preto o tempo todo. Será que ele tem alguma síndrome? o que eu faço? meu e-mail : aninhadebel@yahoo.com.br

    ResponderExcluir