
Por experiência posso afirmar que as crianças que tiveram um meio ambiente no qual foram respeitadas no seu processo de crescimento e desenvolvimento, que puderam explorar e vivenciar o mundo ao redor, estão no rastro da criatividade e da energia vital.
Portanto, vamos tratar criança como criança, estimular e mediar a brincadeira conhecendo algumas características evolutivas de dois a cinco anos.
Aos dois anos a criança gosta das coisas que se movem, brinca com areia, pedra e água, gosta de histórias e música.
Portanto, vamos tratar criança como criança, estimular e mediar a brincadeira conhecendo algumas características evolutivas de dois a cinco anos.
Aos dois anos a criança gosta das coisas que se movem, brinca com areia, pedra e água, gosta de histórias e música.
Já aos três anos é capaz de inventar suas próprias histórias e utiliza o lápis com objetivos gráficos. Consegue traçar formas variadas e também se interessa por argila, fazendo bolinhas e tiras, dando nome a tudo que cria.
Aos quatro anos a criança acrescenta qualidade dramática à brincadeira, com argumentos e histórias das situações lúdicas e dos personagens.
Com cinco anos a criança gosta de armar quebra-cabeças e se interessa por atividades criativas como carpintaria, confecção de bijouterias, culinária entre outras atividades.
É importante ressaltar que a aprendizagem informal, através das brincadeiras será a base para a aprendizagem formal, do conhecimento acadêmico.
É importante ressaltar que a aprendizagem informal, através das brincadeiras será a base para a aprendizagem formal, do conhecimento acadêmico.
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