BEM-VINDO A ESTE ESPAÇO DEDICADO A PAIS E EDUCADORES

Aqui, neste espaço virtual você poderá encontrar informações que ajudem a modificar a sua relação e a sua intervenção no desenvolvimento de sua criança.


Conversando com a Luiza



Conversando sobre crianças amplia seu espaço e convida você a interagir com a psicóloga Maria Luiza Barbosa.

Faça perguntas e envie comentários.

Clique aqui!

As respostas serão postadas na Seção "Conversando com Amigos"

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A BRINCADEIRA CERTA NA IDADE ADEQUADA


Por experiência posso afirmar que as crianças que tiveram um meio ambiente no qual foram respeitadas no seu processo de crescimento e desenvolvimento, que puderam explorar e vivenciar o mundo ao redor, estão no rastro da criatividade e da energia vital.
Portanto, vamos tratar criança como criança, estimular e mediar a brincadeira conhecendo algumas características evolutivas de dois a cinco anos.
Aos dois anos a criança gosta das coisas que se movem, brinca com areia, pedra e água, gosta de histórias e música.

Já aos três anos é capaz de inventar suas próprias histórias e utiliza o lápis com objetivos gráficos. Consegue traçar formas variadas e também se interessa por argila, fazendo bolinhas e tiras, dando nome a tudo que cria.

Aos quatro anos a criança acrescenta qualidade dramática à brincadeira, com argumentos e histórias das situações lúdicas e dos personagens.

Com cinco anos a criança gosta de armar quebra-cabeças e se interessa por atividades criativas como carpintaria, confecção de bijouterias, culinária entre outras atividades.
É importante ressaltar que a aprendizagem informal, através das brincadeiras será a base para a aprendizagem formal, do conhecimento acadêmico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário