BEM-VINDO A ESTE ESPAÇO DEDICADO A PAIS E EDUCADORES

Aqui, neste espaço virtual você poderá encontrar informações que ajudem a modificar a sua relação e a sua intervenção no desenvolvimento de sua criança.


Conversando com a Luiza



Conversando sobre crianças amplia seu espaço e convida você a interagir com a psicóloga Maria Luiza Barbosa.

Faça perguntas e envie comentários.

Clique aqui!

As respostas serão postadas na Seção "Conversando com Amigos"

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

CRIANÇAS ENTRE 3 E 7 ANOS


Pais e educadores devem estimular e orientar as crianças dessa faixa etária, a atividades que tomam forma de jogos funcionais e de imaginação.
Para brincar com uma criança, ou com um grupo de crianças, de forma espontânea ou organizada é necessário espaço. Portanto, é importante um espaço reservado para o brinquedo, que permita à criança ter o máximo de liberdade nos seus movimentos e possibilidades variadas de “fazer de tudo”, inclusive brincar com tinta, água, areia, e outros materiais que são permitidos “apenas na casa dos outros”.
Depois de estabelecido o local da brincadeira, deve-se pensar em oferecer um material que permita a livre expressão da criança como: bolas de diferentes tamanhos, pedaços de madeira, cordões de diferentes tamanhos, cordas de pular, sacolas ou caixinhas cheias de grãos (exemplo feijão, grão de bico), caixas vazias, retalhos de tecidos, etc.
O objetivo principal é permitir à criança alcançar conhecimento através da vivência corporal, desenvolvendo com prazer a motricidade espontânea e a linguagem.

Da vivência, a criança passa para a capacidade de perceber o mundo a sua volta, e assim representá-lo mentalmente.
Dessa forma garante-se um meio favorável para o desenvolvimento das potencialidades cognitivas da criança, e o ajustamento psico-social.

Um comentário:

  1. Boa tarde.
    Sou produtora de teatro de bonecos para crianças há 19 anos, junto com Sérgio Tastaldi (turmadopapum.blogspot.com). Nosso novo projeto, executado em parceria com a Contraponto e o Instituto Sapientia, é uma série infantil com bonecos, dirigida principalmente a crianças de 3 a 7 anos. A primeira temporada da série já está disponível no youtube, com 5 episódios.
    Antes de lançarmos a segunda temporada, estamos aplicando uma pesquisa junto a escolas, pais e educadores. Gostaria de convidá-la, e a professores e pedagogos interessados, a participar da nossa pesquisa. Para isso, basta assistir à série, acessando o youtube.com/turmadopapum (ou o www.turmadopapum.com.br) e depois responder a algumas perguntas neste formulário: https://docs.google.com/forms/d/1vlDbzUe1pAKrJyT3YQP2rTkHIksued2Yt4egz8yqbA0/viewform.
    Para nós é de grande valor saber sua opinião.
    Coloco também nosso e-mail à disposição: contato@turmadopapum.com.br. Abraço, Márcia Pagani

    ResponderExcluir