BEM-VINDO A ESTE ESPAÇO DEDICADO A PAIS E EDUCADORES

Aqui, neste espaço virtual você poderá encontrar informações que ajudem a modificar a sua relação e a sua intervenção no desenvolvimento de sua criança.


Conversando com a Luiza



Conversando sobre crianças amplia seu espaço e convida você a interagir com a psicóloga Maria Luiza Barbosa.

Faça perguntas e envie comentários.

Clique aqui!

As respostas serão postadas na Seção "Conversando com Amigos"

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

"É PROIBIDO PROIBIR"


Lembram-se da frase "É Proibido Proibir" ?


Estas foram palavras de ordem das décadas de 60 e 70, do movimento hippie.


Pelo que vemos hoje em dia, boa parte dos pais não conseguem controlar seus filhos, porque eles mesmos acreditam que tudo são direitos e nada é dever, herança da luta pela liberdade.


É lamentável que as pessoas confundam o poder de impor limites necessários à educação, para a convivência em sociedade com o exacerbamento deste poder, ditado apenas pelo desejo de se impor a qualquer custo.


Os pais tem medo de exercer qualquer poder sobre seus filhos, seja ele justo e necessário.


A criança torna-se civilizada através da aprendizagem de regras e limites, e isto não quer dizer que é só dizer “não”, os pais devem ser firmes e constantes no estabelecimento de normas, e principalmente, se conscientizar que a autoridade parental é legítima.


Fala-se muito sobre a falência da instituição familiar, mas pouco se entende porque isto está acontecendo. A sociedade moderna exige que sejamos produtivos e consumidores, e para isso devemos investir muito no nosso trabalho. Essa mesma sociedade prega um descompromisso com todas as tradições e incita as pessoas a viver de maneira oposta às escolhas de seus pais.


Pai e mãe ficam por muito tempo longe de seus filhos, e acabam se sentindo impossibilitados para educa-los, transferindo a responsabilidade para cuidadores e educadores, o que parece não resolver o problema.


A falta de autoridade já estabeleceu o absurdo...crianças comandam e determinam de que jeito querem as coisas, pais obedecem e procuram não frustrar seus pequenos, com medo de causarem traumas e deixarem de ser amados por eles.


Para que vocês tenham idéia de como a coisa está feia é só olhar o sucesso das séries televisivas tipo Supernanny.

Nenhum comentário:

Postar um comentário