BEM-VINDO A ESTE ESPAÇO DEDICADO A PAIS E EDUCADORES

Aqui, neste espaço virtual você poderá encontrar informações que ajudem a modificar a sua relação e a sua intervenção no desenvolvimento de sua criança.


Conversando com a Luiza



Conversando sobre crianças amplia seu espaço e convida você a interagir com a psicóloga Maria Luiza Barbosa.

Faça perguntas e envie comentários.

Clique aqui!

As respostas serão postadas na Seção "Conversando com Amigos"

quinta-feira, 18 de março de 2010

ESTRATÉGIAS DE MANEJO DO COMPORTAMENTO AGITADO EM SALA DE AULA

Comportamento agitado em sala de aula pode ser conseqüência de um transtorno do déficit de atenção e hiperatividade ou até mesmo da dificuldade dos pais em educar seus filhos. O que eu sei é que entre os educadores é freqüente a queixa de impotência e frustração, pois uma criança agitada afeta não apenas a dinâmica da sala, mas também o seu próprio processo de aprendizagem.



Existem livros sobre o transtorno, que abordam estratégias para o manejo do comportamento inadequado, que podem ajudar os educadores a trabalhar com os alunos diagnosticados ou agitados “sem causa”. Pode-se encontrar o assunto também em revistas especializadas ou não especializadas, sites e outras fontes.



As orientações encontradas são geralmente generalizadas e superficiais, o que requer do profissional conhecimento e muita criatividade para “inventar” suas próprias técnicas para redirecionar o comportamento da criança para a situação vivenciada.



Aqui vão duas estratégias que podem ser utilizadas em sala de aula, com o objetivo de desenvolver no aluno uma auto-observação e auto-reforço, com expectativa de resultado.



Colocar na mesa da criança três cartões nas cores vermelho, amarelo e verde, com as cores voltadas para baixo. Toda vez que desejar chamar a atenção para seu comportamento inadequado ou adequado, virar o cartão: vermelho para inibir o comportamento, amarelo para buscar outra forma de agir, e verde seria a aprovação do comportamento.



Outra estratégia com cartões é utilizada na execução de tarefas, pois a criança agitada acaba cometendo muitos erros por causa da desatenção. Cartões com ilustrações e com poucas palavras podem alertar a criança para não esquecer a acentuação das palavras, os sinais de uma operação ou que se certifique que não pulou questão, página e outros cuidados para garantir um bom resultado ou para minimizar falhas.



As pistas não verbais podem ser de grande ajuda para professora e aluno. De uma forma lúdica a educadora auxilia na organização e direcionamento das atividades e o aluno não vê sua imagem ameaçada pelos fracassos.

17 comentários:

  1. oi sou professora e gostei muito da idéia de usar os cartões, vou utilizar com os meus alunos, pois são bastante indisciplinados, mas será que vai minimizar um pouco? tomara, um grande abraço, viviane.

    ResponderExcluir
  2. Olá sou professora da educação infantil meus alunos tem 4 anos são muito agitados o que eu faço!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Maria Luiza, sou professora também da ed. infantil. Percebo muita agitação entre a maioria das crianças, que acabam "contaminando" o resto da turma.Gostei da idéia dos cartões, mas preciso de mais orientações´para toda a rotina escolar. Pode me ajudar? Lílian

    ResponderExcluir
  4. Sou monitora do projeto Mais Educação (período integral, tenho alguns alunos muito agitados, tento fazer tarefas diferentes para acompanharem a turma , mas fica difícil. Gostei da dica dos cartões, vou aplicá-la e depois lhe dou retorno.
    Ângela/Canoas

    ResponderExcluir
  5. BOA NOITE QUERIDA. AMEI A DINÂMICA DOS CARTÕES. IREI APLICAR EM MINHA SALA DE AULA.
    MARAVILHOSO.
    FAVOR POSTAR MAIS SUGESTÕES DE DINAMICAS

    ResponderExcluir
  6. Minha filha tem 4 anos ,começou a estudar agora,e as mães vem reclamando q ela bate nos coleguinhas ,é muito agitada,nem sempre faz o q a professora mada,quer fazer o q ela quer...por favor me ajude

    ResponderExcluir
  7. Olá sou educadora de crianças do jardim II, porém há duas crianças na minha sala que é do jardim I, e eles tiram toda a minha atenção, falam muitos palavrões, um diz que vai me matar com a arma do pai, não tem medo do perigo. Já passei o caso para a direção e coordenação, mas nada fizeram para me ajudar. Tento se amorosa com eles, elogiando quando estão quietos, dou pirulitos e balas, mas nada funciona o que fazer?

    ResponderExcluir
  8. Oi!!Vou tentar essa dos cartões...espero que dê certo,pois eles são muito agitados.

    ResponderExcluir
  9. Olá Maria Luíza.

    Sou educadora e estou com sérios problemas na escola em atuo, pois temos uma sala que parece mais de atenção. Os alunos são muitos inquietos onde termina prejudicando a aprendizagem deles e dos demais que estão inseridos na sala. Suas dicas me ajudaram muito. Há eu também sou Psicopedagoga.

    ResponderExcluir
  10. Olá Maria Luiza
    Sou educadora estou com uma turma de jardim III a maioria está fazendo 5 anos são agitados demais há os que são mais fáceis de lidar,mas tem dias que também ficam agitados influenciados pelos outros já reparei que os mais agitados exercem uma liderança muito forte sobre a turma. O que fazer? Me ajude, por favor?

    ResponderExcluir
  11. Olá meu nome é Alessandra sou professora do 3ºano do ensino fundamental, minha turminha tem uma aprendizagem excelente, porém são extremamente agitados,alguns terminam muito rápido e vão perturbar os outros e os demais são agitados e demoram pra fazer a atividade em fim é muito cansativo o tempo todo estar chamando a atenção das crianças. Gostaria de receber sugestões.

    ResponderExcluir
  12. Ola meu filho tem 4 anos é muito agitado, começou a estudar agora e as professoras não sabem como lidar com ele o que poço fazer para amenizar a situação .

    ResponderExcluir
  13. Olá! Tenho uma turma de 2º ano e são muito agitados! Vou tentar essa estratégia, pois ja estou ficando frustrada por nao conseguir lidar com a turma. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  14. Olá mª Luíza,meu nome é Mônica,gostei da dica dos cartões,porém gostaria de ter mais dicas,para o dia-a- dia em sala de aula.

    ResponderExcluir
  15. legal pois tem crianças com comportamento dificil.

    ResponderExcluir
  16. Olá, sou professora do jardim II, estou com muitas dificuldades, principalmente na parte comportamental, elas quase sempre não me obedecem, são muito falantes e tive até reclamações pela parte da direção, adoro meus alunos, não quero perder meu emprego. Por favor me dê uma luz!

    ResponderExcluir
  17. Olá, sou professora e já cheguei a senti desânimo em ir para a sala de aula, pois meus alunos são muito agitados e não sei mais o que fazer para amenizar tal comportamento. Gostei da ideia dos cartões, mas talvez a escola não aceite. O que posso fazer?

    ResponderExcluir