BEM-VINDO A ESTE ESPAÇO DEDICADO A PAIS E EDUCADORES

Aqui, neste espaço virtual você poderá encontrar informações que ajudem a modificar a sua relação e a sua intervenção no desenvolvimento de sua criança.


Conversando com a Luiza



Conversando sobre crianças amplia seu espaço e convida você a interagir com a psicóloga Maria Luiza Barbosa.

Faça perguntas e envie comentários.

Clique aqui!

As respostas serão postadas na Seção "Conversando com Amigos"

quinta-feira, 15 de julho de 2010

CRIANÇA LEITORA NÃO É POR ACASO!


O vocabulário de uma criança cresce em 3 mil palavras por ano. Este crescimento se deve a experiências de vida cotidiana: ouvindo conversas dos pais, de outras crianças, através de filmes, conversas de pessoas no supermercado, no ônibus, e por meio de leitura.
Vou apresentar aos pais algumas dicas para incentivar a leitura de seus filhos, que servirá para enriquecer a capacidade de linguagem compreensiva e expressiva da criançada.
Os bons leitores trazem na sua bagagem afetiva, a lembrança de seus pais sentados à beira da cama lendo histórias, que lhes faziam viajar através das palavras conhecidas e desconhecidas.

Portanto vamos começar por aí: os pais lêem para seus filhos.

A primeira coisa é motivar a criança pela curiosidade, pelo suspense...esta é a história de uma princesa muito egoísta que precisou da ajuda de um sapo...o que será que aconteceu com a princesa???
Depois você e seu filho podem folhear o livro e através da ilustração imaginar a história.
Assim o clima está criado para o início da leitura. Enquanto você lê, pare de vez em quando para fazer um comentário ou para acrescentar uma pequena história à narrativa, e incentive seu filho a fazer o mesmo.
Não esqueça de mudar a voz, de acordo com o personagem ou a situação, faça caras e caretas.
Pergunte se ele gosta dos personagens, se a história o deixa feliz, assustado...integre seu filho e suas experiências à trama da história.
Quando terminar a leitura faça um resumo juntamente com a criança e ofereça papel e lápis colorido para que ela desenhe o que quiser sobre a história.

Vocês terão passado alguns bons minutos, que serão eternalizados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário