BEM-VINDO A ESTE ESPAÇO DEDICADO A PAIS E EDUCADORES

Aqui, neste espaço virtual você poderá encontrar informações que ajudem a modificar a sua relação e a sua intervenção no desenvolvimento de sua criança.


Conversando com a Luiza



Conversando sobre crianças amplia seu espaço e convida você a interagir com a psicóloga Maria Luiza Barbosa.

Faça perguntas e envie comentários.

Clique aqui!

As respostas serão postadas na Seção "Conversando com Amigos"

quinta-feira, 22 de julho de 2010

EXCESSO DE AUTO-ESTIMA


“Ela se acha” é a reportagem escrita por Arthur Guimarães e Carla Aranha, na revista Cláudia (junho/2010), sobre o excesso de auto-estima das crianças de hoje em dia.
Eles apresentam a opinião de educadores e psicólogos renomados, e aqui reproduzo o que diz Telma Vinha, professora da Faculdade de Educação da Unicamp e autora do livro “O Educador e a Moralidade Infantil”, segunda ela “muitas vezes os próprios pais são os maiores responsáveis pelas distorções na autocrítica das crianças. Observamos isso nas pequenas coisas. Na partida de futebol, o filho ganha o jogo, mas todos vêem que ele cometeu várias faltas. Nesse caso, é muito comum a família esquecer as infrações e apenas comemorar o resultado, sem refletir sobre a forma usada para obter a conquista. Vencer nesses termos é algo que nem deveria ser aplaudido. Para Telma, é preciso deixar claro, desde cedo, que os fins não justificam os meios. Caso contrário, a criança corre o risco de se tornar alguém que olha só para o próprio umbigo...”
Infelizmente, o que se vê é um número crescente de crianças com senso de superioridade e, uma crença exagerada de sua própria importância. Ao contrário do que se imagina, não são crianças confiantes e preparadas para lidar com críticas e desafios, elas são extremamente sensíveis ao fracasso, à crítica e, diante da frustração podem reagir agressivamente ou se mostram deprimidas.
Incentive seu filho a ter posturas adequadas diante da vida, ajude-o a conquistar seus objetivos passo a passo e principalmente mostre que não há “magia” nos ganhos, existe esforço e sacrifico.
Evite fazer elogios apenas para deixar seu filho com o ego nas alturas, o objetivo deve ser o crescimento emocional da criança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário