BEM-VINDO A ESTE ESPAÇO DEDICADO A PAIS E EDUCADORES

Aqui, neste espaço virtual você poderá encontrar informações que ajudem a modificar a sua relação e a sua intervenção no desenvolvimento de sua criança.


Conversando com a Luiza



Conversando sobre crianças amplia seu espaço e convida você a interagir com a psicóloga Maria Luiza Barbosa.

Faça perguntas e envie comentários.

Clique aqui!

As respostas serão postadas na Seção "Conversando com Amigos"

segunda-feira, 5 de julho de 2010

SUGESTÃO DE BRINCADEIRA PARA CRIANÇAS DE 2 A 6 ANOS


As crianças menores de sete anos adoram brincadeiras que utilizam o corpo como instrumento. Perfeitamente compreensível, já que o movimento corporal organiza o pensamento nos primeiros anos de vida e é através da experimentação que se constroem os conceitos básicos, como grande, pequeno, alto, baixo, longe, perto, leve, pesado, direita, esquerda, quente, frio, escuro, claro...
A sugestão para divertir a criançada de 2 a 6 anos é criar máscaras de cartolina e histórias, e deixar o resto por conta delas.
Os pais devem traçar uma máscara básica em cartolina branca, cortar e furar as laterais para passar o elástico, que fixará a máscara no rosto da criança.
Em seguida criar ou contar uma história já conhecida e oferecer a máscara para a criança decorá-la. O material sugerido deve ser apresentado numa caixa: papel crepom, papel espelho, lantejoulas, purpurina, lã, canetas hidrográficas, lápis de cor, cola...
A criança poderá escolher o personagem com o qual mais se identificou e fazendo uso da máscara criar a sua própria história, dramatizando.
Esta atividade irá desenvolver elementos neuropsicomotores importantes como capacidade de organização espacial e temporal, motricidade fina, lateralidade, atenção, além de possibilitar o amadurecimento das funções executivas, fazendo com que a criança experimente a necessidade de planejar e avaliar o resultado.
Durante a dramatização a criança desenvolve habilidades de linguagem expressiva, desenvolve habilidades de organização discursiva (começo, meio e fim) e vocabulário. Vivencia emoções e através da atuação como personagem da história, aprende a adequar seu comportamento, controlando os impulsos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário