BEM-VINDO A ESTE ESPAÇO DEDICADO A PAIS E EDUCADORES

Aqui, neste espaço virtual você poderá encontrar informações que ajudem a modificar a sua relação e a sua intervenção no desenvolvimento de sua criança.


Conversando com a Luiza



Conversando sobre crianças amplia seu espaço e convida você a interagir com a psicóloga Maria Luiza Barbosa.

Faça perguntas e envie comentários.

Clique aqui!

As respostas serão postadas na Seção "Conversando com Amigos"

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O JOGO DAS CINCO MARIAS



Este jogo é um desafio para a criança da era "digital".

As cinco marias joga-se da seguinte maneira: lançar uma peça para o alto e antes que caia no chão, pegar outra peça. Depois tentar pegar duas, três...até ficar com todas na mão. Esta é a base do jogo, mas você pode dificultar acrescentando movimentos que dão o nome às jogadas chuvinha, faca, zigue-zague e outras.

O jogo tem origem em um costume da Grécia antiga. Quando queriam consultar os deuses ou tirar a sorte, os homens jogavam ossinhos da pata de carneiro (astrágalos) e observavam como caíam. Cada lado do ossinho tinha um nome e um valor, e a resposta divina às perguntas humanas era interpretada a partir da soma desses números.

Com o tempo, os ossinhos foram substituídos por pedrinhas, sementes até chegar nos saquinhos de areia.

Fica a dica de diversão para os pais no dia das crianças.


















Um comentário:

  1. eu já joguei este jogo, mas nao sabia da origem ser grega, pesquizando na net vi tb q tem referencia da bugalha. Quem me ensinou foi uma amiga de fámilia nascida no sul descendente de Pomeranos. Gostei muito de sua iniciativa do blog. Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir