BEM-VINDO A ESTE ESPAÇO DEDICADO A PAIS E EDUCADORES

Aqui, neste espaço virtual você poderá encontrar informações que ajudem a modificar a sua relação e a sua intervenção no desenvolvimento de sua criança.


Conversando com a Luiza



Conversando sobre crianças amplia seu espaço e convida você a interagir com a psicóloga Maria Luiza Barbosa.

Faça perguntas e envie comentários.

Clique aqui!

As respostas serão postadas na Seção "Conversando com Amigos"

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

EDUCAR NOSSOS FILHOS, NÃO APENAS AGRADÁ-LOS...

Esta seção é dedicada às dúvidas mais freqüentes apresentadas pelos pais.

“Quando dizer não ?”
Ultimamente há uma grande permissividade no que diz respeito às faltas menos graves. Como se estas, por serem pequenas não tivessem significado e conseqüências. Muitos são os pais que dizem “mas ele ainda é pequeno, não entende”. Pois é a partir de pequenos atos de civilidade, que ensinamos as crianças o respeito pelo outro, pela sociedade, pela natureza... A pista para os pais dizerem “não”, é exatamente aquela em que a criança demonstra não ver, não sentir e não perceber certas regras, que fazem parte da humanização do homem.

“Ele não quer sair da frente da TV”
A TV não é obrigatoriamente um mal, e podemos torná-la uma aliada na educação. Devemos ter em mente três atitudes básicas: censurar certos programas (privando-nos também) e limitar o número de horas que a criança assiste a TV; substituir algumas dessas horas por atividades lúdicas (de preferência em companhia da família); e reservar um tempinho para assistir um programa com a criança e usar a situação para desenvolver nela uma postura crítica de espectador.

“Depois da separação, meu filho ficou agressivo”
O que posso dizer, com toda honestidade, é que há mais possibilidades de filhos de pais separados apresentarem problemas, mas não pelo fato deles serem separados, e sim porque na maioria das vezes fica uma situação mal resolvida entre o casal. Os filhos acabam sendo envolvidos, ou pior, acabam sendo usados para ferir o ex-cônjuge, acarretando problemas emocionais ou potencializando os já existentes.

“Ele não quer fazer a lição de casa”
Primeiramente a criança precisa ter rotina, criar hábito. A medida que ela internaliza esta conduta, irá desenvolver responsabilidade e compromisso com os deveres de escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário