BEM-VINDO A ESTE ESPAÇO DEDICADO A PAIS E EDUCADORES

Aqui, neste espaço virtual você poderá encontrar informações que ajudem a modificar a sua relação e a sua intervenção no desenvolvimento de sua criança.


Conversando com a Luiza



Conversando sobre crianças amplia seu espaço e convida você a interagir com a psicóloga Maria Luiza Barbosa.

Faça perguntas e envie comentários.

Clique aqui!

As respostas serão postadas na Seção "Conversando com Amigos"

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O PODER TERAPÊUTICO DOS PETS NA INFÂNCIA




Juliana Santos encaminhou informações sobre o International Pet Meeting, que ocorreu no último dia quinze na sede da FIESP, em São Paulo.

O encontro abordou o poder terapêutico dos pets na infância, que contribuem para a redução da ansiedade, e até como estímulo do desenvolvimento da linguagem e de habilidades motoras.

Tenho acompanhado o crescimento de novas técnicas terapêuticas com crianças enfermas, e constatei que a utilização de animais como “objeto” intermediário no estabelecimento de vínculo afetivo apresenta respostas significativas.

Já existem algumas associações que trabalham pautadas nas teorias de vinculação e nas teorias das neurociências com bons resultados.
A Associação de Equoterapia, em Santos vem desenvolvendo um trabalho digno de nota.
A Equoterapia é um tratamento destinado aos deficientes físicos e mentais realizado com cavalos. Segundo a ONG a finalidade é desenvolver a coordenação motora e a auto-estima, superar limites e aprender com os aspectos emocionais, como medo e insegurança. Você pode saber mais sobre esta modalidade terapêutica no site da Associação Nacional de Equoterapia (www.equoterapia.org.br).

Temos visto também através dos meios de comunicação, a utilização de cães, coelhos e hamsters como variável motivadora no restabelecimento de crianças hospitalizadas. Os bichinhos recebem um tratamento adequado desde pequenos para que se relacionem com as crianças. Crianças deprimidas, gravemente enfermas conseguem demonstrar alegria e se sentem fortalecidas para suportar o tratamento.

O poder terapêutico dos pets não se restringe às crianças, hoje em dia pessoas que vivem sozinhas a idosos preenchem suas necessidades de “ser imprescindível” cuidando de seus bichinhos que funcionam como eternos “bebês”.


Um comentário:

  1. Olá Maria Luiza, tomei conhecimento do seu blog através de um email que recebi. Gostei do que vi. Sou jornalista e edito um jornal semanal com distribuição em vários pontos da cidade, para você conferir: (WWW.videoimovel.com.br). É um jornal voltado para o mercado imobiliário. Além do anunciante que ocupa espaços variados do jornal, o conteúdo varia de assuntos de moda, esportes, casa, receitas, saúde, etc.... Gostaria de saber de você se posso usar o conteúdo do seu blog para uma pauta. Por exemplo, O Poder dos pets na infância seria um tema que gostaria de abordar. Meu email pessoal para esclarecimentos - jussara.macruz@itelefonica.com.br
    Atenciosamente
    Jussara Macruz

    ResponderExcluir