BEM-VINDO A ESTE ESPAÇO DEDICADO A PAIS E EDUCADORES

Aqui, neste espaço virtual você poderá encontrar informações que ajudem a modificar a sua relação e a sua intervenção no desenvolvimento de sua criança.


Conversando com a Luiza



Conversando sobre crianças amplia seu espaço e convida você a interagir com a psicóloga Maria Luiza Barbosa.

Faça perguntas e envie comentários.

Clique aqui!

As respostas serão postadas na Seção "Conversando com Amigos"

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

"JÁ É HORA DE DORMIR..."




Muitos pais cometem o erro de permitirem, e muitas vezes estimularem, que seus filhos venham dormir na cama deles. As justificativas para tal atitude são as mais variadas, e para que a criança não acostume a dormir com os pais, a rotina é a melhor “técnica”.

Ensiná-las a dormir sempre na mesma hora, na sua caminha, com seu bichinho de estimação as ajudará aceitar a separação como sendo parte da vida, evitando sentimentos de ansiedade e negociações desnecessárias.

A hora de dormir é vivenciada pela criança como a hora de se separar de seus pais, dos brinquedos, portanto aceitar esta hora é ganhar autonomia.

Normalmente as crianças sofrem à noite de medos: do escuro, de monstros, sofrem com seu mundo imaginário. Dormir sozinho é uma grande oportunidade para aprender a superar seus medos. Esta situação pode converter-se em independência e confiança em si mesma.

É claro que toda a regra, tem uma exceção. Em situações especiais, principalmente no caso de doenças, a proximidade com os pais trás conforto e segurança, e a cama dos pais é um “porto seguro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário